Concerto no Palácio de Cristal

Orquestra Maré do Amanhã no Palácio de Cristal: o primeiro palco

19 de dezembro de 2010

DSC 0283 tratada

O ano era 2010 e a OMA nem sequer tinha um ano de existência. Nossos primeiros alunos ainda estavam, logicamente, aprendendo seus instrumentos, mas evoluíam em um ritmo acelerado graças ao próprio trabalho duro e ao auxílio dos professores.

Foi quando surgiu, então, a possibilidade de realizarmos nossa primeira apresentação “pra valer”, no Palácio de Cristal, em Petrópolis, o que mais tarde descobrimos ter sido uma estreia em muitos sentidos.

Pegamos a serra, em um ônibus lotado de crianças, alguns responsáveis e uma equipe de produção composta por duas pessoas, e fomos para a “Cidade Imperial”. Para grande parte daquelas crianças, essa foi a primeira vez que saíram da cidade do Rio, um feito que não permitia que escondessem o brilho nos olhos. Ainda, o fato de estarem fazendo isso graças ao fruto da própria dedicação tornou tudo ainda mais especial.

A última e mais aguardada estreia da noite, claro, não poderia ser menos especial: o time OMA, pela primeira vez, subia ao palco de um evento. Fizemos uma apresentação que não deixou a desejar sob nenhum aspecto, apesar do nervosismo e da ansiedade do nosso time de mareenses, emocionando a todos que estiveram presentes nessa noite memorável.

Por todas as razões acima, essa foi, definitivamente, uma das apresentações mais importantes de nossa história, pois nos mostrou, em vários momentos, o tamanho do impacto que a OMA já estava tendo na vida dessas crianças, mesmo em seu primeiro ano de atividade.

DSC 0229
DSC 0175
DSC 0164 copy
DSC 0257 tratada

Após o final do concerto, paramos em um McDonald’s e, mais uma vez, tivemos uma estreia. Essa também era a primeira vez que praticamente todas as crianças haviam tido essa oportunidade, que muitos podem entender como algo simples e corriqueiro, o que demonstrava mais uma vez a necessidade de promover oportunidades na Maré.

DSC 0317 tratada